Planeje seu trabalho
1. Entenda a diferença entre "eficaz" e
"eficiente".
Eficaz é fazer as coisas certas.
Eficiente é fazer as
coisas da maneira correta.
Ambos são importantes, mas você precisa estar
fazendo as coisas certas antes de poder fazê-las da maneira correta.
Combine os
dois e você vai realmente trabalhar de forma mais ágil.
2. Lembre-se do princípio 80/20.
Oitenta por cento dos
seus resultados vêm de apenas vinte por cento do seu esforço.
Foco em
resultados, não no trabalho.
Mais horas nem sempre é igual a mais resultados.
3. Descreva o seu processo.
Sim, cada projeto é único,
mas as tarefas e metas em cada projeto são bastante semelhantes.
Delinear o
processo ajuda a ver onde eliminar etapas ou tornar o processo mais eficiente.
Mapas Mentais são uma ótima ferramenta para este exercício.
4. Use checklists.
A maioria dos softwares de
gerenciamento de projetos permite que você crie listas e listas de afazeres.
Uma vez que você esboçou o seu processo, você pode criar listas de verificação
para cada etapa do projeto.
Quais são suas entregas padrão?
Quais os problemas
que você costuma ter que resolver?
O que muitas vezes fica perdido?
Dê uma
olhada no livro de Atul Gawande, The Checklist Manifesto, para obter conselhos
práticos sobre como criar e gerenciar listas de verificação.
próximo post: Foque em seu tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário