terça-feira, 23 de abril de 2013

CAU BAHIA NO INTERIOR

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO - CAU BAHIA - INICIOU NESTE MÊS DE ABRIL, A NOVA RODADA DE INTERIORIZAÇÃO.

SEXTA FEIRA 12 DE ABRIL EM FEIRA DE SANTANA, QUARTA FEIRA 17 DE ABRIL EM PORTO SEGURO E SEXTA FEIRA 19 DE ABRIL EM TEIXEIRA DE FREITAS.

A OFICINA COMEÇA COM A FORMAÇÃO DA MESA, EM FEIRA DE SANTANA, PRESIDIDA PELA CONSELHEIRA ARUZIA, EM PORTO SEGURO PELO CONSELHEIRO E SECRETÁRIO DE INFRA ESTRUTURA DE PORTO SEGURO MARLUS BRASILEIRO, EM TEIXEIRA DE FREITAS PELO CONSELHEIRO HUGO SEGUCHI.

A PRIMEIRA PALESTRA O ARQUITETO EMPREENDEDOR - ASPECTOS CONTÁBEIS E LEGAIS - Contadora e Consultora do Sebrae Bahia JOANA SÁ.

 JOANA SÁ

Joana tem bom conhecimento sobre o assunto e esclareceu muito os aspectos contábeis da vida econômica e financeira de cada arquiteto.


A SEGUNDA PALESTRA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL - O QUE MUDA COM O CAU? - Arquiteto e Urbanista, Conselheiro do CAU BA representando os Escritórios de Arquitetura RAUL NOBRE MARTINS.

 RAUL NOBRE MARTINS

Representante do Brasil na União Internacional dos Arquitetos, trabalhou no exterior como Arquiteto, tem muito conhecimento institucional e profissional.


A TERCEIRA PALESTRA NATUREZA JURÍDICA DOS CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL - Advogada e Diretora Geral do CAU BA ANDREA NORONHA.

 ANDREA NORONHA

Foi assessora jurídica do Sebrae e hoje desempenha com muito conhecimento e maestria a direção geral do nosso conselho.


A QUARTA PALESTRA FUNCIONALIDADE DO SICCAU - Engenheira e Gerente de Operações do CAU BA MARIA DAS GRAÇAS DÓRIA.

 GRAÇA DÓRIA





CONSELHEIROS ARQUITETOS E URBANISTAS
RAUL NOBRE MARTINS - MARLUS BRASILEIRO - HUGO SEGUCHI


DEPOIMENTO PÓS OFICINAS

Olá Hugo, foi ótimo o dia de treinamento, os assuntos foram muito bons, os palestrantes também, me senti mais próxima do CAU agora, estava um pouco desanimada mas tudo melhorou nesta data. Poderíamos falar sobre o IAB e sua formação, sobre um núcleo aqui, entre outros pontos... 
Obrigada por tudo foi tudo muito bom e sua atenção é digna de elogios.
Vamos repetir outras vezes.
Abraço 
Katia 

Hugo, bom dia!!!
Achei ótima a iniciativa. Como eu disse para Andrea, nós ficamos no interior, de certa forma distantes das informações. Portanto essa iniciativa é sempre muito bem vinda.
Além disso, é importante saber que o conselho está ,literalmente, perto do profissional, pronto a ouvir e a dar apoio em situações diversas.
Confesso que não acreditava muito nessa migração de CREA para CAU, mas estou vendo que as coisas realmente estão começando a funcionar.Pena que as vezes os profissionais não tem dado muito apoio.. achei a frequência na parte da tarde baixíssima, mas....
Parabéns pela iniciativa e empenho de todos!!!
Ana Paula

Prezado Hugo,
Em resposta aos seus questionamentos faço as seguintes ponderações:
Os assuntos tratados foram de grande importância e trouxe esclarecimentos necessários. 
O tempo foi adequado à realidade, mas os assuntos demandam mais discussões numa outra oportunidade. 
Os palestrantes demonstraram segurança e atenderam aos temas propostos. O local, por estar na região central da cidade, facilitou a acessibilidade, assim como ofereceu condições para realização dos trabalhos. 
A imagem do CAU tem melhorado com estas iniciativas, demonstrando o interesse do Conselho em zelar pela qualidade do exercício profissional, contudo há necessidade de avançarmos em discussões suscitadas no encontro, principalmente em temas como: ensino de arquitetura, atribuições profissionais, sombreamento de atribuições e honorários profissionais,  dentre muitos outros.
Sugiro para as próximas oficinas tratarmos da função social da arquitetura e do urbanismo; da valorização da imagem e do trabalho dos profissionais de arquitetura e urbanismo diante da sociedade local e ética profissional.
Atenciosamente,
Edival Almeida Galvão Junior


3 comentários:

  1. Hugo,

    Olá respondendo as perguntas enviadas...

    Sim, acertaram não só na temática das oficinas, como também nas pessoas que vieram...Deu muita credibilidade ao trabalho de todos....O tempo foi ótimo (poderíamos explorar vcs mais um dia se quisessem!)....O local estava bacana, e sim de fato mudou um pouco minha maneira de ver o CAU. Principalmente na conduta de todos e na priorização da ética profissional.

    Acabei não entregando a resposta à pesquisa de vocês...Então vou listar algumas sugestões para as próximas abaixo.

    Das que vocês sugeriram, marquei como essenciais as seguintes:

    1) Arte, Paisagem e Ambiente
    2) Arquitetura, Virtualidade e Aitomação - Conceitos, projetos e tendências
    3) Cidade Sustentável - "Ecologia Urbana";
    4) Energias renováveis em edifícios;
    5) Arquitetura Bioclimática.

    Da minha idéia, claro norteando a temática e não os títulos, de acordo com a viabilidade de discussão destes temas através do CAU são:

    1) Instrução para os arquitetos para a redação de Roteiros de Caracterização de Empreendimentos para o Licenciamento Ambiental
    2) Instrumentação/ Capacitação na área de Cartografia e Geireferenciamento;
    3) Instrução para aprovação de projetos arquitetônicos em sítios tombados;
    4) Formatação de projetos para concorrência em obras governamentais;
    5) Capacitação para a realização de diagnósticos energéticos para adoção de conduta sustentável em grandes empreendimentos consideradas as linhas de fomento à estas ações existentes (atuais, como a do Banco Mundial);
    6) Apoio e participação do CAU nas oficinas elaboradas pelo Ministério das Cidades, para capacitação dos profissionais para elaboração de planos urbanísticos em geral (palno Diretor, Plano de Habitação, Plano de Resíduos Sólidos, Plano de Gerenciamento Costeiro entre outros);
    7) Formatação de Trabalhos/Projetos para participação em Concursos Públicos
    8) O uso de ecotécnicas para a promoção das construções sustentáveis - Uso de energias Limpas

    Marianna

    ResponderExcluir
  2. Só pra desabafar....Aos ainda amantes do sistema CONFEA CREA, que ainda não abandonaram os vícios pretendidos embasados da "fiscalização aleatória denunciada", que atendia ao encaminhamento de obras irregulares para regularização por indicação a partir de "contatos imediatos".... cada um que se orgulhe de ser o bom profissional que é, e que com suas boas ações, possa ensinar aqueles que estão ao seu lado....não temos nada contra o CREA não é, aliás, agradeço o empenho pessoal de Jonas, que sempre nos atendeu com enorme carinho, mas...o fato é...demos um "CRAU" no CREA....E viva a valorização profissional do arquiteto urbanista! E viva aqueles que lutaram tanto pra chegarmos até aqui!

    ResponderExcluir
  3. Foi muito proveitoso e dinâmico.
    Para próximas oficinas sugiro além das já destacadas por Marianna Poli, mais dados sobre urbanização e projetos específicos para sítios tombados, e foco nas técnicas construtivas mais sustentáveis e/ou tecnosustentáveis.

    Ana

    ResponderExcluir