quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PROJETO ENVOLVENDO PESSOAS

 • Revindicação antiga dos Arquitetos é que o Projeto envolvendo "pessoas" - seja uma feira no Anhembi, uma residência, um "lay-out" das instalações internas de um escritório, uma ponte, uma luminária, uma cidade, um condomínio, um hospital, um edifício comercial ou um móvel - deve ser trabalho exclusivo de Arquiteto!!
O Arquiteto (mesmo!) é um profissional que atende às necessidades do ser humano.
Ninguém no mercado de trabalho é mais orientado para a história do homem (antropologia), para a arte (produzida pelo homem) e os cálculos (estruturas/resistência dos materiais/etc), em estudo constante e profundo.
Trabalhei minha vida toda com engenheiros (em diversos seguimentos), mas sempre orientei os trabalhos para o bem estar físico e psicológico do usuário final fosse o norte.
Vejam como estão os transportes (poltronas minúsculas....), vejam os apartamentos (nem sempre a ventilação e a iluminação são itens relevantes), vejam os intermináveis problemas de trânsito (mortes/atropelamentos) e etc.
Todo o caos urbano que estamos sentindo na pele é resultado somente de uma "coisa": o objetivo final (das intervenções), feitas em todas as instâncias, pela iniciativa privado ou poder público, não é o ser humano.
Precisamos urgentemente "melhorar" os profissionais de arquitetura (sua formação teórica, prática e principalmente ética), pois sua atuação pode resultar em um mundo mais organizado (pelo menos fisicamente).

Jorgina Nello Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário