sábado, 6 de julho de 2013

IAB BAHIA E GOVERNADOR JAQUES WAGNER



Prezados colegas,

Participei hoje à tarde de uma reunião convocada pelo Governador Jaques Wagner com algumas lideranças institucionais. Nas palavras do próprio Governador, o objetivo da reunião - a primeira de uma série - foi "trocar ideias" sobre "o momento que estamos vivendo nos últimos 15 ou 20 dias"

Durante a reunião, entreguei ao governador uma cópia do documento sobre os acontecimentos recentes que foi elaborado pelo IAB. Além disso, pude apresentar ao Governador e aos demais presentes as ideias gerais contidas no documento, destacando que, não obstante os avanços econômicos e sociais das últimas décadas, essa melhora não se refletiu na qualidade de vida urbana. O próprio governador reconheceu  que "a vida das pessoas melhorou da porta de casa para dentro", mas que a vida nas cidades se tornou pior. 

No seu discurso final, o Governador ressaltou a contribuição do IAB e reconheceu que a pauta dos movimentos é urbana e que é fundamental qualificar nossas cidades, seja do ponto de vista da infraestrutura e dos serviços relativos à mobilidade, à educação e à saúde, seja do ponto de vista ambiental.

Agora tentaremos uma audiência com o Prefeito para entregar o documento. 

Abraços,

Nivaldo Andrade
Presidente IAB Bahia.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

quarta-feira, 15 de maio de 2013

IAB DESCOBALEIA

Prezados Colegas do Território da Costa do Descobrimento e do Território da Costa da Baleia.

O CAU BA realizou no final de abril, uma oficina na Costa do Descobrimento e outra oficina na Costa da Baleia. Além dos colegas das cidades polos Porto Seguro e Teixeira de Freitas, tivemos a grata satisfação de receber colegas de Eunápolis, Itamaraju, Mucuri.

Ficou bastante claro nas oficinas que o CAU não é exatamente uma entidade que nos representa juridicamente ou socialmente. Necessitamos de uma entidade que tenha uma estrutura federativa, nos represente juridicamente e socialmente.

Esta entidade já existe, há anos, e é o IAB. O atual presidente do IAB Bahia, arquiteto Nivaldo Andrade, manifestou o desejo de expandir o IAB ao interior do estado criando Núcleos a exemplo dos estados do sul do Brasil.

Como perdemos a representatividade das diversas associações mistas como a AEATF e ASSOCIENGE, resolvemos abraçar esta ideia juntamente com o Nivaldo e fundar o primeiro Núcleo do IAB Bahia no interior aqui no extremo sul.

Já realizamos algumas reuniões de adesão na cidade de Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro.

No dia 29 de maio, quarta feira, a partir das 18:00 horas, na Rua do Mangue 298 - Porto Seguro - O LIVREIRO, com a presença do Presidente do IAB Bahia arquiteto Nivaldo Andrade, a fundação oficial do NUCLEO IAB BAHIA.



Todos os arquitetos da Costa da Baleia e Costa do Descobrimento estão convidados.

O livreiro: http://www.olivreirodeportoseguro.com.br/

terça-feira, 23 de abril de 2013

CAU BAHIA NO INTERIOR

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO - CAU BAHIA - INICIOU NESTE MÊS DE ABRIL, A NOVA RODADA DE INTERIORIZAÇÃO.

SEXTA FEIRA 12 DE ABRIL EM FEIRA DE SANTANA, QUARTA FEIRA 17 DE ABRIL EM PORTO SEGURO E SEXTA FEIRA 19 DE ABRIL EM TEIXEIRA DE FREITAS.

A OFICINA COMEÇA COM A FORMAÇÃO DA MESA, EM FEIRA DE SANTANA, PRESIDIDA PELA CONSELHEIRA ARUZIA, EM PORTO SEGURO PELO CONSELHEIRO E SECRETÁRIO DE INFRA ESTRUTURA DE PORTO SEGURO MARLUS BRASILEIRO, EM TEIXEIRA DE FREITAS PELO CONSELHEIRO HUGO SEGUCHI.

A PRIMEIRA PALESTRA O ARQUITETO EMPREENDEDOR - ASPECTOS CONTÁBEIS E LEGAIS - Contadora e Consultora do Sebrae Bahia JOANA SÁ.

 JOANA SÁ

Joana tem bom conhecimento sobre o assunto e esclareceu muito os aspectos contábeis da vida econômica e financeira de cada arquiteto.


A SEGUNDA PALESTRA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL - O QUE MUDA COM O CAU? - Arquiteto e Urbanista, Conselheiro do CAU BA representando os Escritórios de Arquitetura RAUL NOBRE MARTINS.

 RAUL NOBRE MARTINS

Representante do Brasil na União Internacional dos Arquitetos, trabalhou no exterior como Arquiteto, tem muito conhecimento institucional e profissional.


A TERCEIRA PALESTRA NATUREZA JURÍDICA DOS CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL - Advogada e Diretora Geral do CAU BA ANDREA NORONHA.

 ANDREA NORONHA

Foi assessora jurídica do Sebrae e hoje desempenha com muito conhecimento e maestria a direção geral do nosso conselho.


A QUARTA PALESTRA FUNCIONALIDADE DO SICCAU - Engenheira e Gerente de Operações do CAU BA MARIA DAS GRAÇAS DÓRIA.

 GRAÇA DÓRIA





CONSELHEIROS ARQUITETOS E URBANISTAS
RAUL NOBRE MARTINS - MARLUS BRASILEIRO - HUGO SEGUCHI


DEPOIMENTO PÓS OFICINAS

Olá Hugo, foi ótimo o dia de treinamento, os assuntos foram muito bons, os palestrantes também, me senti mais próxima do CAU agora, estava um pouco desanimada mas tudo melhorou nesta data. Poderíamos falar sobre o IAB e sua formação, sobre um núcleo aqui, entre outros pontos... 
Obrigada por tudo foi tudo muito bom e sua atenção é digna de elogios.
Vamos repetir outras vezes.
Abraço 
Katia 

Hugo, bom dia!!!
Achei ótima a iniciativa. Como eu disse para Andrea, nós ficamos no interior, de certa forma distantes das informações. Portanto essa iniciativa é sempre muito bem vinda.
Além disso, é importante saber que o conselho está ,literalmente, perto do profissional, pronto a ouvir e a dar apoio em situações diversas.
Confesso que não acreditava muito nessa migração de CREA para CAU, mas estou vendo que as coisas realmente estão começando a funcionar.Pena que as vezes os profissionais não tem dado muito apoio.. achei a frequência na parte da tarde baixíssima, mas....
Parabéns pela iniciativa e empenho de todos!!!
Ana Paula

Prezado Hugo,
Em resposta aos seus questionamentos faço as seguintes ponderações:
Os assuntos tratados foram de grande importância e trouxe esclarecimentos necessários. 
O tempo foi adequado à realidade, mas os assuntos demandam mais discussões numa outra oportunidade. 
Os palestrantes demonstraram segurança e atenderam aos temas propostos. O local, por estar na região central da cidade, facilitou a acessibilidade, assim como ofereceu condições para realização dos trabalhos. 
A imagem do CAU tem melhorado com estas iniciativas, demonstrando o interesse do Conselho em zelar pela qualidade do exercício profissional, contudo há necessidade de avançarmos em discussões suscitadas no encontro, principalmente em temas como: ensino de arquitetura, atribuições profissionais, sombreamento de atribuições e honorários profissionais,  dentre muitos outros.
Sugiro para as próximas oficinas tratarmos da função social da arquitetura e do urbanismo; da valorização da imagem e do trabalho dos profissionais de arquitetura e urbanismo diante da sociedade local e ética profissional.
Atenciosamente,
Edival Almeida Galvão Junior


CONSELHEIROS E ADM


CAU BAHIA
Eduardo Melo - palestrante
Dora - Conselheira Sinarq
Andrea Noronha - Diretora Geral do CAU BA
Graça - Gerente de Operações do CAU BA
Raufe - Gerenge Administrativa e de TI
Ana Paula (proximo a mesa) - 
Francelice Santos - Assessoria Jurídica
Isar Matielo - Conselheiro - Vitória da Conquista
Guivaldo - Presidente em exercício
Márcia Santiago - Atendimento e Fiscalização
Neire Mattos - Assessoria de Comunicação
Alan Dick - Conselheiro - Costa do Cacau
Hugo Seguchi - Conselheiro - Costa do Descobrimento e da Baleia
Henrique Barreiros - Conselheiro - IAB
Raul Nobre Martins - Conselheiro - AsBEA