terça-feira, 23 de abril de 2013

CONSELHEIROS E ADM


CAU BAHIA
Eduardo Melo - palestrante
Dora - Conselheira Sinarq
Andrea Noronha - Diretora Geral do CAU BA
Graça - Gerente de Operações do CAU BA
Raufe - Gerenge Administrativa e de TI
Ana Paula (proximo a mesa) - 
Francelice Santos - Assessoria Jurídica
Isar Matielo - Conselheiro - Vitória da Conquista
Guivaldo - Presidente em exercício
Márcia Santiago - Atendimento e Fiscalização
Neire Mattos - Assessoria de Comunicação
Alan Dick - Conselheiro - Costa do Cacau
Hugo Seguchi - Conselheiro - Costa do Descobrimento e da Baleia
Henrique Barreiros - Conselheiro - IAB
Raul Nobre Martins - Conselheiro - AsBEA

quinta-feira, 11 de abril de 2013

PORTO SEGURO E TEIXEIRA DE FREITAS

17 de abril - CAU BA em Porto Seguro
19 de abril - CAU BA em Teixeira de Freitas

OFICINA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

quinta-feira, 14 de março de 2013

REVIT

Quem estiver interessado em aprender a tecnologia bim, acessem.
Curso grátis muito bom. 

http://www.plataformabim.com.br/p/revit-2013-modulo-basico.html

Plataforma BIM

sábado, 9 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


para as colegas arquitetas

NORMA DE DESEMPENHO NBR 15575

Colegas arquitetos,
Importante norma brasileira entra em vigor e deverá impactar nosso trabalho. Trata se da NBR 15575 - Norma de Desempenho para Habitação.

Diversos padrões mínimos de qualidade para edificações são estabelecidos pela norma ABNT NBR 15575, documento também conhecido como Edificações Habitacionais – Desempenho. O texto, depois de anos de elaboração, institui níveis mínimos de qualidade em diversos quesitos, como Acústica, Térmica e Iluminação. Além disso, define a durabilidade de uma edificação em diversos sistemas, como estrutura, paredes, revestimento e pisos.

Procurem conhecer melhor. 


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PROJETO ENVOLVENDO PESSOAS

 • Revindicação antiga dos Arquitetos é que o Projeto envolvendo "pessoas" - seja uma feira no Anhembi, uma residência, um "lay-out" das instalações internas de um escritório, uma ponte, uma luminária, uma cidade, um condomínio, um hospital, um edifício comercial ou um móvel - deve ser trabalho exclusivo de Arquiteto!!
O Arquiteto (mesmo!) é um profissional que atende às necessidades do ser humano.
Ninguém no mercado de trabalho é mais orientado para a história do homem (antropologia), para a arte (produzida pelo homem) e os cálculos (estruturas/resistência dos materiais/etc), em estudo constante e profundo.
Trabalhei minha vida toda com engenheiros (em diversos seguimentos), mas sempre orientei os trabalhos para o bem estar físico e psicológico do usuário final fosse o norte.
Vejam como estão os transportes (poltronas minúsculas....), vejam os apartamentos (nem sempre a ventilação e a iluminação são itens relevantes), vejam os intermináveis problemas de trânsito (mortes/atropelamentos) e etc.
Todo o caos urbano que estamos sentindo na pele é resultado somente de uma "coisa": o objetivo final (das intervenções), feitas em todas as instâncias, pela iniciativa privado ou poder público, não é o ser humano.
Precisamos urgentemente "melhorar" os profissionais de arquitetura (sua formação teórica, prática e principalmente ética), pois sua atuação pode resultar em um mundo mais organizado (pelo menos fisicamente).

Jorgina Nello Barbosa